GUIA DA CIDADE
Cidades
Carapicuíba Carapicuíba
Um resgate às origens do País. Assim podem ser definidas as principais atrações de Carapicuíba, cidade periférica da Grande São Paulo que surgiu no mapa por volta do ano de 1580, como uma das 12 aldeias fundadas pelo padre José de Anchieta. O povoado formado para catequisar os índios ainda guarda intacta uma capela erguida a partir de 1590. A Aldeia de Carapicuíba, a 4 km do centro, é sem dúvida a maior atração. Mas não o único marco. Apesar da pequena extensão (35 km²), Carapicuíba entrou na rota aérea por abrigar o maior helicentro da América Latina – empresa com 116 mil m² de área e capacidade para 140 helicópteros. A 23 km da capital, o município que tem um modesto parque industrial aposta agora nos benefícios que o trecho oeste do Rodoanel poderá trazer à sua economia.
O que fazer em Carapicuíba:
Vale a pena participar da folclórica Festa de Santa Cruz, na primeira semana de maio. Realizada no largo da Aldeia de Carapicuíba, a festa traz danças típicas indígenas-jesuíticas como o sarabaquê (ou Dança de Santa Cruz), uma roda com som de viola, pandeiro, cuíca e reco-reco, e a zagaia. Na aldeia, aproveite para conhecer o restaurante Peña Don Fernando e entrar no clima de simplicidade histórica, já que ele tem teto de sapé, chão de terra batida e forno a lenha.
O que visitar em Carapicuíba:
A Aldeia de Carapicuíba, sem dúvida. Tombada em 1940 pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), ela preserva toda a rusticidade arquitetônica da primeira capela (fins do século 16) e de algumas casas ao redor da praça. O Parque Ecológico dos Paturis também atrai as famílias, com seus lagos e pedalinhos, bosques, pista de bicicross e áreas para caminhadas.
- Agências:
- Atividades:
- Hospedagem:
- Produtos:
- Serviços:
- Turismo:
Comentários
Postar um comentário