Projetos proíbem transferência de concessão de rádio e TV

Projetos proíbem transferência de concessão de rádio e TV para terceiros

15/06/2012 17:03
Alguns projetos em tramitação na Câmara pretendem proibir a subconcessão, arrendamento ou aluguel de serviços de rádio e TV. Um deles é de autoria do deputado Assis Melo, do PCdoB do Rio Grande do Sul. A Constituição Federal estabelece que os serviços de radiodifusão sonora e de sons e imagens são públicos, podendo ser explorados diretamente pela União ou por particulares, mediante autorização, concessão ou permissão. Por isso, Assis Melo chama de traição a esse processo público a prática de transferir a terceiros parte da programação, burlando o ordenamento legal e concedendo a alguém que não passou pelo crivo do poder público a faculdade de prestar um serviço importante para a população brasileira.
"Do jeito que está, apenas grandes grupos podem ter acesso, enquanto que uma grande parcela da população e de segmentos importantes da população não têm acesso. Então, na verdade, nós não queremos proibir o acesso, nós queremos é que mais pessoas tenham condições, outros segmentos tenham condições de usufruir, já que é um espaço concedido, já que é uma concessão pública. Nós temos que buscar um entendimento e uma regulamentação para isso."
Os grupos evangélicos, principais arrendatários de espaços nas emissoras de rádio e TV, prometem reagir a essas propostas. Silas Malafaia, pastor-presidente da Assembleia de Deus Vitória em Cristo e vice-presidente do Conselho de Pastores do Brasil, considera a iniciativa uma tentativa de cerceamento.
"Não é nada mais nada menos do que isso: tentativas de cerceamento, de patrulhamento e de controle pelo Estado. Quer dizer que o Estado dá uma concessão e vai passar a patrulhar e a controlar a concessão que ele dá? Tem que valer para tudo. Se está valendo só para questões de comunicação, é demagogia e hipocrisia de quem quer controlar."
O projeto de lei que proíbe o arrendamento de espaços de radiodifusão está apensado a outros e aguarda análise dos deputados da Comissão de Educação e Cultura.
De Brasília, Marise Lugullo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NELSON DE ABREU FILHO tecnologia Digital HD. com buffet profissional para atendelo

COMO PRODUZIR UMA PROGRAMAÇÃO PARA TV

Livro Secreto Russo Revela as Raças Alienígenas 2014 leia é interessante