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| COMO ELABORAR UM PROJETO |
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| Para fazermos um programa, antes temos de ter a idéia, depois elaborá-la e passá-la para o papel. Mas para que a direção de uma emissora ou até mesmo futuros patrocinadores dessa idéia possam aprová-la, temos que redigir um projeto. Os tópicos do projeto são: |
- NOME DO PROJETO
- APRESENTAÇÃO
- OBJETIVOS
- FORMATO
- DIAS DE VEICULAÇÃO
- PÚBLICO ALVO
- RECURSOS OPERACIONAIS E FINANCEIROS
- JUSTIFICATIVA
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| Poderemos ainda acrescentar ou excluir algum item conforme a necessidade. Observe o modelo proposto com as explicações de cada item. |
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| Modelo - PROJETO |
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| FASES DE PRODUÇÃO |
Após o projeto ser aprovado, entra a etapa de implantação. Uma equipe é formada para que o projeto entre em produção. A produção de um programa se divide em três fases: - pré-produção;
- produção;
- pós-produção.
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- PRÉ-PRODUÇÃO - fase onde são feitos os levantamentos das necessidades gerais para a realização do programa. Contatar roteirista; depois de pronto e aprovado o roteiro, decupá-lo; produção e direção determinam os atores, apresentadores, equipe e equipamentos necessários, local de realização (estúdio ou locação externa), disponibilidade de todos envolvidos, cachês e previsão tempo de realização. Reunião com produção, direção, equipe operacional, técnica e cenografia onde sugestões e acertos serão feitos, norteando melhor as necessidades. O próximo passo é fazer um orçamento. Apresentamos a seguir um modelo de orçamento.
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| Modelo 2 - ORÇAMENTO |
| PRODUÇÃO |
| diretor | |
| ass. direção | |
| coord. de produção | |
| produtor | |
| ass. de produção | |
| estágiário | |
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| subtotal 1 | |
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| EQUIPE |
| op. de câmera | |
| ass. op. de câmera | |
| op. de vt | |
| op. de áudio | |
| op. de microfones | |
| op. de vídeo | |
| técnico de vídeo | |
| técnico de áudio | |
| ass. de estúdio | |
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| subtotal 2 | |
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| EQUIPAMENTOS |
| câmera | |
| microfones | |
| vt | |
| tripé de câmera | |
| acessórios camêra | |
| acessórios áudio | |
| fitas | |
| estúdio | |
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| subtotal 3 | |
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| EQUIP. DE ILUMINAÇÃO |
| refletores quant. | |
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| subtotal 4 | |
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| ARTÍSTICO |
| atores 1a. linha | |
| atores 2a. linha | |
| atores 3a. linha | |
| figurantes | |
| apresentador | |
| repórter | |
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| subtotal 5 | |
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| ARTES E CENOGRAFIA |
| cenário | |
| locação | |
| adereços | |
| figurino | |
| maquiagem | |
| vinheta | |
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| subtotal 6 | |
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| EDIÇÃO E FINALIZAÇÃO |
| edição | |
| pós-produção | |
| sonorização | |
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| subtotal 7 | |
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| ESTA TABELA É APENAS MODELO, OS ITENS PODEM VARIAR CONFORME A PRODUÇÃO |
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- PRODUÇÃO - é quando se estabelece a ação da realização de um programa. Cabe ao produtor marcar e conciliar horários dos ensaios, gravações, entrada da equipe, hora do almoço, descanso, levantamento e definição de locais, providenciar o transporte dos participantes e equipe, conseguir autorizações dos participantes e locais, providenciar as fitas, anotar o conteúdo das fitas gravadas, preparar o material de edição (relatório de gravação, roteiro, decupagem) para o editor, além de outras coisas mais que apareçam no decorrer do trabalho. Para auxiliar no início de uma produção, serão enumerados os passos a serem tomados:
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- acompanhamento da decupagem do roteiro com a direção do programa;
- contatar equipe e participantes (atores, apresentadores, repórteres);
- levantamento de estúdio ou locação (externa). Peça sempre o auxílio do cenógrafo, eletricista ou iluminador para conhecer as condições do local (espaço, condições elétricas, posição do sol para cenas ao ar livre). Confirme se o local tem fácil acesso para a circulação da equipe e do equipamento. Leve uma máquina fotográfica para auxiliar posteriormente a direção, a cenografia, os operadores de câmeras e os iluminadores;
- verifique se há ruídos externos que prejudiquem a captação do som;
- providencie as autorizações necessárias para uso do local e dos participantes;
- faça um mapa dos horários para que a equipe e os participantes estejam na hora e local designados;
- providencie transporte para a equipe, equipamento e participantes;
- providencie alimentação e água para todos os envolvidos, caso se faça necessário providencie hospedagem;
- durante as gravações, anote o conteúdo que cada fita contém;
- reúna todo o material necessário para a edição (relatório, roteiro, número de fitas) e entregue ao editor;
- anote o número da fita e duração do programa pronto, ou seja, do programa editado
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- PÓS-PRODUÇÃO - após o término das gravações, passa-se para a montagem do material, a edição. Ela requer, às vezes, alguns recursos como: computação gráfica, efeitos, trilha sonora, dublagem, locução e outros. Para isso, será necessário saber quais recursos o editor utilizará para que sejam contatados os profissionais e providenciar os equipamentos.
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